Boémios e também românticos, fizeram das ruas de Braga o seu palco até à estreia oficial, nas monumentais festas do Enterro da Gata. Ocorria o ano de 1992 e legitimava-se assim a Azeituna no vasto tecido cósmico.
Ao longo destes anos, a Azeituna já percorreu inúmeros palcos um pouco por todo o país, partilhando com as pessoas a sua alegria e irreverência. No entanto, não é só por casa se faz a “estória” e munida de espírito aventureiro, a Azeituna já levou a música e tradições portuguesas a mais de vinte países, com várias digressões pela Europa Central, Reino Unido, Europa de Leste, Estados Unidos, Canadá e Brasil, este último, um país onde cultivou uma ligação muito especial e já visitou seis vezes.
Na sua discografia, a Azeituna conta já com 8 álbuns e 5 DVD's onde empresta os seus arranjos e o seu estilo a temas de raízes tradicionais, música pop/rock, bem como alguns originais.
Após 2 longos anos sem podermos organizar o nosso festival, o CELTA retornou para a sua 27a edição, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2022. O Certame Lusitano de Tunas Académicas nasceu em 1993 e desde então afirmou-se como um dos maiores festivais de tunas no panorama nacional. A Azeituna e os grupos convidados enchem o Theatro Circo com a música, alegria e festa que lhe são tão familiares. Após o espetáculo, a festa continua no habitual Lustre, com condições especiais.