Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal



 
header top image

BOMBOÉMIA




Os Bomboémia surgiram em 2004, de uma reestruturação do Grupo de Cabeçudos, Gigantones e Zés Pereiras, resultando hoje numa grande variedade de sons e estilos de percussão, começando pelos bons ritmos minhotos e populares portugueses , indo até ao samba e batucadas do Brasil. São 
reconhecidos pelos seus energéticos e contagiantes ritmos e procuram dinamizar a percussão, pondo lado a lado a juventude e energia de culturas latinas, com os ritmos do velho continente. O som cortante dos repiques, chocalhos e surdos funde-se com o poder dos bombos, timbalões e caixas, criando uma identidade musical única.

Outras informações que te podem ajudar a conhecer melhor o grupo: é um grupo misto e não é exclusivo a estudantes da Universidade, sendo que podem entrar pessoas de várias idades e que tenham ou não frequentado a Universidade do Minho ou qualquer outra universidade. Além disto, apesar das hierarquias necessárias à gestão do grupo, não tem qualquer tipo de praxe. Os ensaios são todas as segundas e quintas feiras, às 21h, na sede da ARCUM, por baixo do Bar Académico de Braga - podes aparecer para experimentar, sem qualquer compromisso!

Integrados na ARCUM - Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, e muitas vezes reconhecidos como os “laranjinhas”, devido ao seu traje de atuação, estão presentes e marcam a celebração de alguns momentos importantes na vida de um estudante:

  • Sessão de Boas Vindas do Reitor aos novos alunos;
  • Abertura da Latada e atuação na Receção ao Caloiro, em Guimarães;
  • Abertura do Cortejo e atuação no Recinto das Monumentais Festas do Enterro da Gata, em Braga;
  • Atuação em conjunto com outros grupos culturais na Récita do 1o de dezembro, em celebração ao 1o de dezembro, em Braga, no Theatro Circo;

A comunidade académica é o foco e a alegria do grupo, mas as atuações vão além disso, tendo atuações em festas populares, festivais de percussão, desfiles de Carnaval, casamentos e muito mais, tanto dentro como fora do país. Além destes marcos, os Bomboémia são, também, responsáveis por organizar festas que marcam não só o mundo académico como a cidade, tendo na sua agenda anual:

  • Noites Boémias: Um arraial, na zona da Universidade de Braga, com muita animação, ritmo, música, jogos e dinâmicas para um maior convívio com a academia. (fevereiro/março) ;
  • Do Bira ao Samba: O grande festival que se realiza desde 2015, no centro histórico de Braga, e que nem a pandemia conseguiu interromper. Dois dias de festa onde se encontram a cultura popular portuguesa e a cultura brasileira, com concertos de palco, animação de rua, workshops, Arraial Minhoto, Cortejo de Carnaval Fora D’Época. Tudo isto reunido em 2 dias de festival, aberto à cidade e a quem vier, com entrada livre e gratuita. (fim de julho / início de agosto).


CONTACTO:
E-mail: bomboemia@arcum.pt
Morada: Rua da Fundação Calouste Gulbenkian, Braga

REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/bomboemia
Instagram: @bomboemia
Página: http://www.arcum.pt

ENSAIOS:
Segundas e Quintas às 21:00, na ARCUM (por baixo do bar académico de Braga).

Bomboémia