Com este nome curioso e com uma maneira muito própria de ser tuna, aliada à originalidade da sua música, a Gatuna tem vindo a conquistar um lugar sólido no panorama musical universitário. No seu percurso destacam-se: participações em festas académicas e festivais de tunas; digressões nacionais e internacionais; representação de Portugal no Canadá no Festival of the Worlds; em 2000, o lançamento do seu álbum “Coisas Simples”; participação em vários programas da RTP; o dueto com António Zambujo no 1.o Encontro Alumni UMinho e a realização do primeiro videoclipe feito por uma tuna feminina com o recente original “Braguesa”. Em 2018, recebeu o Galardão “A NOSSA TERRA” como melhor associação cultural e recreativa de Braga.
A Gatuna mantém uma presença ativa nas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e, mais recentemente, no TikTok! É através das várias plataformas que mantém contacto com os seus seguidores e com os estudantes da Academia Minhota, procurando dar a conhecer os seus princípios, as atividades que realiza e ajudando desmistificar eventuais questões que possam surgir relativamente a ensaios, curiosidades, entre outros.
Todos os anos a Gatuna presenteia Braga com o seu festival, o TROVAS – Festival de Tunas Femininas. Este é reconhecido pelos seus participantes como um dos melhores a nível nacional e internacional, tendo sido, inclusive, nomeado para “Melhor Festival Académico” nos Iberian Festival Awards. Durante 26 anos consecutivos subiram a palco as melhores tunas femininas do país, assim como de Espanha, Porto Rico, Holanda e Colômbia.
O TROVAS realiza-se na maravilhosa casa de espetáculos de Braga, o Theatro Circo, geralmente no mês de outubro. Cada edição é marcada por uma grande noite de espetáculo, repleta de boa música, tradição e espírito académico!