Norteada pelos valores de aceitação transuniversal, fraternidade intercultural e criatividade pós- afixação, a Literatuna tem-se preocupado em chamar a si um repertório onde se observe uma declaração de intenções sobre as vertentes musicais que pretende que façam parte da sua alma: a tradicional/popular, a erudita/literária, e a estudantil/tunante. A música da Literatuna nasce do cruzamento destas tradições que lhe são caras, e é esse o espírito que desde 2013 temos, Tunantes de Letras, vindo a carregar nas nossas atuações, para todos quantos o queiram partilhar connosco.
AA Literatuna tem as portas abertas a todos os alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade do Minho e orgulha-se de ter membros de vários cursos de toda a Universidade do Minho, não só da ELACH. Os ensaios da Literatuna são às terças e quintas às 20h30 no Auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. São ensaios abertos a toda a comunidade por isso sintam-se convidados a juntarem-se a nós!
A Literatuna realiza, em conjunto com a iPUM – Associação de Percussão da Universidade do Minho, o arraial “Beb’UM” que conta já com 7 edições (à data de 2023). Este arraial é realizado no Largo dos Peões e está aberto a todo o público de Braga. Tem como objetivo trazer à cidade de Braga o que de melhor os grupos estudantis musicais não profissionais fazem para preservar e dinamizar a cultura. São convidados grupos, quer da Universidade do Minho, quer de outras academias do país.
A Literatuna encontra-se também em preparativos para a primeira edição do seu festival, no ano de 2023, que irá trazer bastante dinâmica musical à cidade do Braga e ao panorama tunal.