|
A Universidade do Minho – cofinanciada pelo Programa Operacional Capital Humano - Skills 4 Pós- COVID Competências para o futuro no Ensino Superior – Sucesso e Resiliência no Ensino Superior pós-pandemia – criou um programa piloto com um conjunto de atividades destinadas a apoiar estudantes do primeiro ano com dificuldades académicas e promover o seu sucesso.
|
Projecto cUMe
O projecto cUMe – “Competências de Estudo na Universidade do Minho” – trabalha estratégias de aprendizagem e metodologias de estudo que ajudem os alunos univer‐ sitários a enfrentar as suas tarefas de aprendizagem com maior profundidade. Pretende-se equipar os alunos com ferramentas estratégicas que os auxiliem a enfrentar as aprendizagens com maior competência e é uma componente importante no processo de adaptação à universidade. As sessões abordarão, entre outras, questões relacionadas com o estabelecimento de objetivos e estratégias de planificação da informação, a gestão de tempo e a procrastinação, a preparação de testes e a ansiedade associada, entre outros temas e aspec‐ tos relacionados com o estudo e a autorregulação dos alunos.
DROP-IN - Laboratórios de aprendizagem
Atividade vocacionada para o desenvolvimento de competências em áreas caraterizados por graus expressivos de insucesso e abandono, recorrendo ao apoio à aprendizagem científica por pares, tendo como destinatários estudantes que antecipem ou que se deparem com dificuldades de natureza científica.
Cada laboratório é um conjunto de sessões extracurriculares, informais e totalmente gratuitas, e estão disponíveis para todos os estudantes da UMinho com dificuldades académicas nas áreas científicas respetivas.
We 4 U All - Tutorias por Pares UMINHO
Neste programa, estudantes mais experientes dão apoio a estudantes que integram a Universidade pela 1ª vez, trabalhando em grupos de 2 tutores (a partir do 2º ano) e até 6 tutorandos (estudantes pela 1ª vez na UMinho). As atividades realizadas no âmbito das sessões de tutoria visam: promover autonomia dos estudantes, conhecimento da universidade enquanto fonte diversificada de conhecimento (curricular e extracurricular, ou técnico-científico e cultural) e enquanto contexto facilitador do exercício de uma cidadania proactiva e de compromisso. Pretendem também promover a ligação dos estudantes a estruturas de estudantes (associações de estudantes, por exemplo e da Universidade – inserção na estrutura académica global).
Contacta-nos:
Prof. Teresa Freire -
tfreire@psi.uminho.pt
Initiating Circles – Tutorias de alumni para estudantes de 1.ª ano
Esta iniciativa apresenta-se sob a forma de tutorias focadas no acolhimento dos novos estudantes da UMinho, promovendo a boa integração dos mesmos no início do seu percurso universitário e o desenvolvimento pessoal e profissional. Um profissional experiente com formação académica da mesma área dos estudantes e um docente (tutores), apoiam, com base no seu conhecimento e experiência, pequenos grupos de estudantes (previsivelmente entre 5 e 7) que ingressam pela primeira vez no ensino superior (os tutorandos). Os profissionais serão antigos alunos da UMinho (Alumni) da mesma área e o docente será um professor do curso/Unidade Orgânica dos estudantes. Para além do contacto direto estabelecido entre tutores e estudantes, a relação de tutoria poderá ser complementada pela participação em atividades de desenvolvimento de competências transversais essenciais ao bem-estar e ao bom desempenho académico (ex: métodos de estudo, gestão do tempo, gestão do stress, trabalho em equipa, resiliência, comunicação, etc.) promovidas pela UMinho para todos os estudantes do programa.
Contacta-nos:Prof. Paulo Sampaio -
paulosampaio@dps.uminho.pt; Prof. Guilherme Pereira -
gpereira@reitoria.uminho.pt
“We’re HERE” – Programa de Promoção da Saúde Mental
Este programa visa a atuação no domínio da saúde mental e psicossocial, prevenindo comportamentos de risco e disponibilizando uma rede de serviços de apoio aos estudantes do 1º ano. Será, neste âmbito, assegurado apoio psicológico aos novos alunos, uma vez que as dificuldades de foro psicológico e vocacional são uma das grandes causas de abandono identificadas em vários estudos sobre o tema. O programa será dividido em duas vertentes: - Uma mais focada em atividades que promovam, de forma geral e transversal a todos os estudantes, a integração, o desenvolvimento pessoal e o sucesso académico (promoção de competências relacionadas com gestão do tempo, gestão do stress, trabalho em equipa, resiliência, comunicação, etc.); - Outra mais direcionada para o combate a situações mais complexas de foro vocacional ou de saúde mental (ex: depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e de sono, dependência de substâncias, etc.) sinalizadas pelas direções de curso e demais estruturas académicas, que, pela sua natureza, carecem de um acompanhamento mais personalizado e atento.
Contacta-nos:
Prof. Teresa Freire -
tfreire@psi.uminho.pt;
Prof. João Leite Ribeiro -
joser@eeg.uminho.pt
Backing up - Programa de Colaboração na UMinho
Esta iniciativa visa a criação e implementação, através dos Serviços de Ação Social da UMinho, de um programa que promova e disponibilize aos estudantes, oportunidades de colaboração com os diferentes serviços e Unidades Orgânicas da Universidade do Minho. A colaboração centra-se em atividade e tarefas (por ex: apoio a eventos, colaboração no atendimento de serviços, etc.). Esta colaboração permite aos estudantes, cujo risco de abandono e insucesso resulta de dificuldades económicas, desenvolver competências importantes para o futuro profissional, sendo acompanhados por um tutor/trabalhador no Serviço/Unidade Orgânica em que sejam integrados. A colaboração terá carácter pontual e flexível, nunca comprometendo a frequência das aulas, nem o desenvolvimento de outras atividades académicas e, consequentemente, o sucesso escolar.
Contacta-nos:
Prof. Paulo Sampaio -
paulosampaio@dps.uminho.pt; Prof. João Leite Ribeiro -
joser@eeg.uminho.pt
First Success @UMinho - Sucesso dos estudantes no primeiro ano para docentes
Seminário focado no tema do insucesso escolar, orientado para um público alvo constituído por docentes e diretores de curso do 1º ano. A estrutura deste seminário prevê a ocorrência de palestras e workshops, proferidos por peritos nacionais e internacionais, sobre como promover o sucesso dos estudantes no primeiro ano no ensino superior. O principal objetivo deste seminário será o envolvimento dos diversos elementos que constituem a comunidade escolar e a sociedade, num trabalho colaborativo, assente numa política que promova e sustente a mudança de paradigma.
Contacta-nos: sec-mjc@reitoria.uminho.pt